blank

Correios Lançam em Abril Selo Comemorativo da Reforma

Uma palavra da IECLB por ocasião do lançamento do Selo do Jubileu da Reforma

Em 31 de outubro de 1517, o padre e professor de Teologia Martim Lutero afixou 95 teses na porta do Castelo de Wittenberg, Alemanha. Com esse gesto, Lutero quis envolver a população no debate sobre uma questão que ele considerava crucial a partir da sua fé, fundamentada no estudo acurado da Bíblia: perdão não pode ser objeto de venda. Perdão é presente de Deus ao coração arrependido.

As teses de Lutero se espalharam rapidamente. Apesar das dificuldades de comunicação na época, em poucas semanas suas teses eram conhecidas e discutidas. O movimento da Reforma se tornou popular. Nos seus desdobramentos, mudou o cenário religioso e político da Europa e, por consequência, do mundo. Surgiu o protestantismo. Lutero quis nada menos que renovar a Igreja na qual atuava como sacerdote, propugnando por seu retorno às fontes das Escrituras. O núcleo de sua teologia consiste na doutrina de que somos pessoas justificadas pela graça de Deus, por meio da fé. Disso, segundo ele, tudo o mais depende. Portanto, a Reforma tem valor enquanto, ainda hoje, estiver a serviço da proclamação dessa boa nova.

A redescoberta de Lutero não apenas trouxe a liberdade cristã para as consciências atribuladas de quem temia o juízo de Deus. Indiretamente, a Reforma produziu profundas transformações culturais, sociais, políticas e eclesiásticas. A Reforma faz parte das assim chamadas “revoluções” do período moderno (1453-1789), ao lado da revolução comercial, evolução geográfica, revolução científica. A Reforma extrapolou totalmente a esfera religiosa e eclesiástica, afetando todas as instâncias da sociedade.

Para ilustrar, destacamos a influência da Reforma sobre a educação. O Pastor e pesquisador da IECLB, Dr. Gerson Fischer, descreve essa influência da seguinte maneira: “Martim Lutero deu preferência ao uso da metáfora do Sacerdócio, quando o assunto era tratar da essência da vida cristã. Para ele, Deus nos ensina pessoalmente, por intermédio do dom da fé. Em sendo assim, no que se refere à educação, esta deveria ser destituída de todo e qualquer intento domesticador que se interpusesse entre o divino e o humano, fosse de caráter institucional ou pessoal. Esta convicção do reformador, graças a distintos fatores históricos, não ficou restrita ao que foi impresso em papel ou aos limites das atuações das igrejas locais do século XVI. As autoridades alemãs foram exortadas a criar e manter escolas e os pais a enviarem seus filhos e filhas à escola. O currículo foi repensado, integrando o ensino da fé e o preparo para vida social e profissional. A educação, de inspiração evangélica, foi testemunhada como serviço à liberdade e ao desenvolvimento das capacidades dos indivíduos, de homens e mulheres, pobres e ricos. A revolução protestante em educação fez história e sua contribuição apresenta incontestáveis aspectos positivos até os dias atuais, passando pelo coração e mente de inúmeros protagonistas, a exemplo do pai da pedagogia moderna, João Amós Comenius. A educação, de inspiração evangélica, é sempre ato político a favor da cidadania. Não omite, entretanto, sua origem, a cruz de Cristo, mantendo uma tensão criativa entre a formação para a vida e o testemunho de um Deus que justifica por graça e fé o pecador. O intento de ensinar e educar para a liberdade e a responsabilidade passam também hoje, a despeito de uma sociedade que vem negando a dignidade humana, pela encarnação do anúncio de um Deus que deseja se relacionar com todas as pessoas, sejam estas crianças, jovens ou adultos, revelando seu propósito de vida e salvação à humanidade.”

Não é, pois, mero acaso que se comemorem os 500 anos da Reforma em 2017! 31 de outubro de 1517 a 31 de outubro de 2017: Jubileu dos 500 anos da Reforma.

Justifica-se a comemoração de uma data tão significativa. E o Jubileu da Reforma já está sendo comemorado em todo mundo, também aqui no Brasil. As Igrejas luteranas (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Igreja Evangélica Luterana do Brasil) celebrarão em conjunto. A IECLB vem celebrando com a Igreja Católica, focando especialmente o documento intitulado Do conflito à comunhão. Igrejas históricas várias celebrarão em conjunto. Cabe lembrar que no dia 31 de outubro de 2016 a Federação Luterana Mundial (FLM), como expressão da comunhão luterana no mundo, e a Igreja Católica Apostólica Romana marcaram esse Jubileu profundamente através da celebração conjunta na Catedral luterana em Lund, Suécia, dando um passo marcante, avançando do conflito à comunhão.

Cabe-nos agradecer pelo legado da Reforma, a boa nova redescoberta e proclamada. Ao mesmo tempo, cabe comemorar a data como uma nova oportunidade de se perguntar quanto às implicações da Reforma para os dias de hoje e para o futuro. As Igrejas oriundas da Reforma precisam perguntar pelos desdobramentos da mensagem da Reforma ao longo dos séculos nos mais diferentes contextos, em todo o mundo, também aqui no Brasil.

E aqui, no Brasil, um dos acontecimentos marcantes do Jubileu da Reforma está sendo a emissão de um selo postal por parte dos Correios, o que é motivo de gratidão e alegria para quem compreende a importância da Reforma e do seu legado. Este o motivo que nos reúne nesta ocasião: o lançamento do selo do Jubileu da Reforma!

Dr. Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente da IECLB-Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

Fonte: www.luteranos.com.br

Meu Carrinho
Close Lista de Desejos
Close Recently Viewed
Categorias